LENTES DE CONTATO: REDUÇÃO DA MIOPIA SEM CIRURGIA; ORTOQUERATOLOGIA ACELERADA
Sergey Cusato Jr
IBTPLC Instituto Brasileiro de Treinamento e Pesquisa em Lentes de Contato
Lentes de contato, Redução da miopia, optometria, ortoqueratologia
  • Facebook ...
  • Twitter ...
  • LinkedIn ...

Conteúdo do artigo

sergey Cusato1.jpg

A ortoqueratologia é um método, não cirúrgico, prescrito para reduzir a miopia e o astigmatismo. Trata-se de uma técnica que consiste na utilização de lentes de contato especiais – lentes de geometria inversa.

A indicação deste tipo de lente é para pacientes com miopia de até -6.00 dioptrias e o astigmatismo seja inferior a -1.50 dioptrias. Neste método a córnea é moldada de forma a corrigir a miopia e astigmatismo e não é necessário o uso de óculos ou lentes de contato durante o dia.

A utilização da ortoqueratologia, conforme a entidade reguladora dos Estados Unidos Food and Drugs Administration (FDA) não possui idade mínima ou máxima, mas depende do caso em particular que deve ser analisado pelo profissional responsável.
 
O uso consiste na colocação das lentes todas às noites por no mínimo seis horas, pois trata-se de um método reversível, ou seja, caso não se respeite a quantidade mínima de horas a serem utilizadas a córnea volta a sua forma inicial. Uma das vantagens deste método é o fato de não ser invasivo, não havendo os riscos inerentes de uma cirurgia.

Neste estudo apresenta-se o caso clínico de  um paciente com 40 anos que buscou o departamento de contatologia para adaptação de ortoqueratologia.

Para a prescrição do uso da técnica de ortoqueratologia, foi-se necessário verificar os antecedente ocular e pessoal, analisando as atividades e comprometimento em fazer uso de lentes, observando alguns requisitos básicos na avaliação.
 

Avaliação

Anamnese

Estudo preliminar se a ametropia é axial ou de córnea

AVSC Acuidade Visual sem correção

AVCC Acuidade Visual com correção

Avaliação Refrativa Estatica e Dinamica

Biomicroscopia Completa

Topografia de córnea com índice.

Caixa de prova de Ortoqueratologia

Na figura 1, visualiza-se o desenho esquemático como a ortoqueratologia é segura e realmente reduz a miopia.

Desenho do tratamento artigo.jpg

Figura 1: Desenhos esquemático da Ortoqueratologia
Fonte: CUSATO JR. (2012).

Na avaliação refratometrica o paciente possuía um erro refrativo conforme tabela 1.

            Tabela 1: Exame Refrativo

OLHO DIREITO        -350-075 180 Acuidade visual sem correção 20/300

OLHO ESQUERDO  -375 -050 180 Acuidade Visual com correção 20/300

 

O tempo para visualização dos resultados varia de acordo com a quantidade de miopia e astigmatismo a ser reduzido, assim como com as características fisiológicas da córnea de cada pessoa. Normalmente, segundo relatos de estudos de casos ao fim da primeira noite de uso pode haver uma redução entre – 1.00 e  – 2.00 dioptrias. A duração total do tratamento geralmente está entre duas a quatro semanas, conforme demonstra a figura 2:

Topografia de córnea Olho Direito

Topografia de córnea Olho Esquerdo

topografia Ortok OD1.jpg

topografia Ortok OE1.jpg

Pós Tratamento Olho Direito

Pós Tratamento Olho Esquerdo

topografia Ortok OD2.jpg

topografia Ortok OE2.jpg

Figura 2: Evolução do tratamento com ortoqueratologia
Fonte: CUSATO JR. (2012).

Por ser um método não invasivo dos tecidos oculares os riscos são mínimos e estão relacionados com o uso das outras lentes de contato como a falta de higienização adequada. Por isso é sempre recomendável uma boa higiene das lentes, lavar as mãos antes de manipulá-las, não usar líquidos com prazo de validade vencido, não usar água da torneira, trocar periodicamente os líquidos recomendados, manter o estojo das lentes limpos e evitar usar as lentes quando sentir os olhos irritados. Não esquecendo-se de visitar o especialista responsável de acordo o protocolo de validação e aprovação pelo Food and Drug Administration (FDA).
O paciente pós tratamento de ortoqueratologia acelerada está em controle e hoje tem uma vida normal sem o uso de óculos ou lentes de contato.
A técnica é segura e não traz riscos para o paciente quando há um controle extremo.
Após o tratamento os resultados obtidos foram satisfatórios conforme tabela abaixo:

Tabela 2: Resultado após tratamento

Olho direito – 012 Acuidade Visual 20/20 sem correção

Olho esquerdo -0,25 Acuidade Visual 20/20-1 sem correção

É muito importante avaliar a lente e o real aplanamento na zona optica de 3mm, o desenho de geometria inversa e a curva de apoio como demonstra as imagens do olho do paciente.

Olho direito adaptado Ortoqueratologia

Olho direito adaptado Ortoqueratologia

ortok od1.jpg

ortok oe1.jpg

ortok od2.jpg

ortok oe2.jpg

O profissional deverá considerar as condições de cada paciente para a indicação das lentes ortoqueratologia para uma melhor adaptação as necessidade e assim melhorar a acuidade visual, garantindo conforto e saúde ocular.

Prof. Sergey Cusato Jr. O.D Msc FIBTPLC e FIACLE
Diretor do Instituto Brasileiro de Treinamento e Pesquisa em Lentes de Contato. F.I.A.C.L.E International Association of Contact Lenses Educators. MBCLA British Contact Lens Association. MCLSA Contact Lens Society of America. MSLS. Scleral, MOAA Orthokeratology Academy of America

REFERÊNCIAS

GASSON, Andrew; MORRIS, Judith. The contact lens manual: a practical guide to fitting. 4 ed. Edinburgh : Butterworth-Heinemann/Elsevier, 2010.

 

 

 

Área dos membros