CERATOCONE AVANÇADO
Sergey Cusato Jr
Instituto Brasileiro de Treinamento e Pesquisa em Lentes de Contato IBTPLC
Optometria, Lentes de Contato, Ceratocone
  • Facebook ...
  • Twitter ...
  • LinkedIn ...

Conteúdo do artigo

sergey Cusato artigo.jpg

O tratamento no ceratocone tem por objetivo a obtenção de boa acuidade visual para o paciente.

O tipo de tratamento a ser adotado vai depender o estágio de evolução em que o ceratocone se encontra. Pode-se adotar óculos, lentes de contato ou cirurgia. Isto vai depender da severidade da condição do ceratocone.

Os óculos são utilizados com sucesso principalmente na fase inicial do ceratocone, onde através dos óculos pode-se obter uma visão satisfatória. Nesta mesma fase o paciente pode ainda optar com lentes de contato hidrofílicas (gelatinosas) ou rígidas.

Porém, com o avanço do problema, os óculos e as lentes de contato hidrofílicas passam a não proporcionar uma visão satisfatória. Neste ponto as lentes rígidas poderão propiciar uma acuidade visual mais elevada para o paciente.

É preciso lembrar, que estatisticamente apenas aproximadamente 10% dos casos evoluem para transplante de córnea, sendo que na grande maioria dos casos consegue-se controlar o problema através principalmente da adoção de lentes de contato rígidas.

Como podemos observar no caso clinico abaixo.

Paciente 42 anos ceratocone avançado, como filosofia de adaptação foi decidido lentes asfericos com 1.0 de asfericidade periférica e abertura de 0.3.

Quando adaptamos a lente pela topografia podemos observar o quanto de excentricidade tem a córnea e qual a melhor lente para esse paciente.

ceratocone avançado1.jpg

Adaptação em três toques, posição de 9, centro e 3 o melhor padrão de fluoresceína em uma lente de contato.

 

É muito comum o portador de ceratocone ter lentes de contato ou muito planas ou muito apertada, não podemos esquecer que o melho padra de adaptação é esse mostrado na imagem acima.

Lembrando que não existem no mercado, medicamentos conhecidos que possam evitar o progresso da doença.

Um dos maiores motivos de indicação de transplante de córnea é quando não se pode mais obter visão satisfatória com lentes de contato.

Prof. Sergey Cusato Jr. O.D Msc FIBTPLC e FIACLE

Diretor do Instituto Brasileiro de Treinamento e Pesquisa em Lentes de Contato. F.I.A.C.L.E International Association of Contact Lenses Educators. MBCLA British Contact Lens Association. MCLSA Contact Lens Society of America. MSLS. Scleral, MOAA Orthokeratology Academy of America

 

 

Área dos membros