PIOLHO DE CÍLIOS E LENTES DE CONTATO
Professor Sergey Cusato Jr
Instituto Brasileiro de Treinamento e Pesquisa em Lentes de Contato
Optometria, Oftalmologia, Contatologia
  • Facebook ...
  • Twitter ...
  • LinkedIn ...

Conteúdo do artigo

sergey Cusato artigo.jpg

          Prof. Sergrey Cusato Jr

 

   O piolho de cílios é muito comum e pode infestar pacientes com higiene inadequada.
    

   O piolho chato é o nome popular do piolho pubiano, aquele que aparece nos pelos pubianos, seu nome científico é Pthirus púbis e ao contrário do que se pensa esse tipo de piolho também pode estar presente em outras áreas do corpo como os pelos do tórax masculino, axilas, barba e até no couro cabeludo inclusive nos cílios das crianças.

   O piolho chato também é conhecido como piolho-caranguejo devido a sua forma (ver figura 1)


                     piolho.jpg

Fig. 1: http://www.saudecomciencia.com/2011/03/piolho-chato-o piolhosintomas.html

 

   O corpo achatado do piolho-caranguejo é dividido em cabeça, tórax e abdômen. Um par de olhos e um par de antenas são claramente visíveis na cabeça. Suas peças bucais são adaptadas para perfurar a pele e sugar o sangue. O segundo e terceiro pares de patas possuem garras terminais adaptadas a fixar o inseto nos fios de cabelo enquanto o primeiro par de patas fixa-o à pele durante a sucção do sangue. Protuberâncias abdominais nos lados do corpo são características dessa espécie. Os machos são sutilmente menores que as fêmeas e os ovos possuem forma oval medindo cerca de 0.8 mm de comprimento. Imediatamente após a postura dos ovos, eles são brilhantes, redondos e transparentes. Os piolhos-púbicos possuem um tamanho que varia de 1 a 2 milímetros, dependendo do seu estágio de desenvolvimento. 

  

     Eles geralmente possuem uma coloração branco-acinzentada e por algum tempo tornam-se marrom-avermelhados após a ingestão de sangue.


       Lentes de Contato

    Como o Piolhos de cílios é altamente contagiante devido ao sangue ingerido, as lentes de contato se tornam o maior meio de proliferação da infecção devido as fezes do piolho que aderem as lente.

       

       Seu Desenvolvimento

   Recentes descobertas no campo da genética indicam que o piolho-da-púbis está relacionado com os piolhos endémicos dos gorilas, Phthirus gorillae. Estes terão sido disseminados por meio de ancestrais dos gorilas para os primeiros hominídeos há cerca de 2 milhões de anos.

       

        Epidemiologia.

   Os piolhos-caranguejo sempre infesta um novo hospedeiro somente com o contato próximo entre os indivíduos. Sexualmente entre adultos e as interações pais-filhos são vias mais comuns de infestação como o uso da mesma, roupas, camas ou armários. Os adultos são infestados mais frequentemente do que as crianças.


                               lendia.jpg

Fig02:http://www.especialista24.com/piolhos-e-lendeasremediostratamento-prevencao/piolhos-pubianos/

 

         Diagnostico

      A infestação por chatos geralmente é identificada pelo exame minucioso dos pelos púbicos a procura de lêndeas, ninfas e adultos. Piolhos e lêndeas podem ser removidos com o auxílio de uma pinça ou com a ajuda de uma tesoura para cortar o pelo infestado (com exceção da área do olho) ou remédios específicos. 


   Uma lupa ou estereoscópio podem ser utilizados para uma identificação precisa. Por serem de fácil transmissão, se os piolhos-púbicos forem detectados em um membro da família, toda a família precisa ser verificada na teoria. A prática representa que todos os co-habitantes de um mesmo lar em que haja infestação do inseto devem ser examinados e tratados.


         Dados Clínicos

   Embora qualquer parte do corpo possa ser infestada, os piolhos-púbicos preferem os pelos da genitália e da região perianal. Especialmente em pacientes masculinos, os chatos e ovos também podem ser encontrados nos pelos do abdômen, nas axilas, na barba e no bigode, enquanto nas crianças são geralmente encontrados nos cílios. A infestação por piolhos-caranguejo é denominada ftiríase ou pediculose pubiana, e quando atinge a região dos cílios recebe o nome de ftiríase palpebral. O principal sintoma é o prurido (coceira), geralmente na região pubiana, que resulta de uma hipersensibilidade à saliva do parasita e se torna intenso o suficiente em duas ou mais semanas após a infestação inicial. Na maioria das infestações uma mancha azul-acinzentada (maculae caeruleae) surge no local da picada, essa mancha permanece por cerca de dois dias, o que também é uma característica da infestação. Os chatos são primariamente disseminados através do suor e contato corporal bem como através do contato sexual. Por isso, todos os parceiros com os quais o paciente teve contato sexual dentre os 30 dias anteriores ao diagnóstico, devem ser verificados e tratados, e o contato sexual deve ser evitado até que todos os parceiros tenham completado o tratamento com sucesso e estejam em processo de cura. Devido a forte associação entre a presença de piolhos-púbicos e outras doenças sexualmente transmissíveis, pacientes nos quais o parasita foi diagnosticado, devem submeter-se a exames para identificar outras DSTs. A infecção de crianças e adolescentes pode indicar abuso sexual. 

                    pipi.jpg

Fig.03:http://chc.cienciahoje.uol.com.br/wp-conteds/2014/04/fig.-0-pediculus-humanu-capitis-male-gilles-san-martin-cc-by-sa-2.0.jpg

 

       Tratamento

    Para o tratamento recomenda-se loções de limpeza com Permethrin a 1% e piretrinas (substâncias pesticidas) e não devem ser utilizadas em mulheres infectadas que estejam grávidas ou amamentando. Tais agentes devem ser aplicados sobre a área afetada e enxaguados após 10 minutos. A resistência dos chatos a piretróides é algo raro. Um segundo tratamento após 10 dias é recomendado. Outros cuidados devem ser tido como a mudanças dos lençóis após o primeiro tratamento. Os lençóis sujos devem ser fechados em sacos de plástico, sem ar e bem amarrados, e deixados durante 15 dias. Deste modo evita-se a reprodução de piolhos e ovos que poderão ter ficado nos lençóis e possibilitar uma re-infestação.
 

    Piolhos-caranguejos nos cílios podem ser tratados com uma fórmula à base de piretrina aplicando-se a solução sobre os pelos infestados com auxílio do aplicador. É perigoso tentar remover piolhos ou ovos dos cílios com pinças ou tesouras.
 

     O champô Lindane (1%), um pediculicida aprovado pela FDA (Food and Drug Administration, agência governamental americana que regula e fiscaliza a fabricação de comestíveis, drogas e cosméticos), é um produto seguro e eficaz quando utilizado como uma segunda via de tratamento das infestações. Efeitos colaterais sérios tendem a ser raros e geralmente resultam de um uso incorreto da medicação, como a aplicação excessiva do produto ou a ingestão oral da solução. Para minimizar tais riscos, os medicamentos da Lindane são vendidos em pequenos recipientes de uso individual. O CDC, Centro de Controle de 

Doenças (organização nos Estados Unidos que pesquisa doenças contagiosas) desaconselha o uso do Lindane imediatamente após o banho, ou por pessoas que apresentem problemas extensivos de dermatites, mulheres grávidas e lactantes com crianças até os dois anos de idade. Já o FDA, similarmente, desaconselha o uso de tais medicações em pacientes com um histórico de ataques epilépticos descontrolados e em bebês prematuros, bem como recomenda o uso cauteloso em bebês, crianças, idosos, pacientes que apresentem outros problemas de pele (a exemplo de dermatites atópicas e psoríase) e naqueles que possuam peso inferior aos 50 Kg.


    A avaliação correta do agente nos mostra qual tratamento deve ser feito, lembrando que para se detectar o piolho necesitamos de um biomicroscopio de no minimo 16X A avaliação por um profissional com amplo conhecimento em anatomia e fisiologia ocular.

     O reconhecimento rapido nos ajuda a promover um prognostica muito bom, lembrando que os piolhos quando mortos liberam toxicas que levam o paciente a inúmeras complicações oculares como conjuntivites e infecções.

 

 

Prof. Sergey Cusato Jr. O.D Msc FIBTPLC e FIACLE
Diretor do Instituto Brasileiro de Treinamento e Pesquisa em Lentes de Contato. Responsável pela cadeira técnica da disciplina de Cuidados Primarios e Contatologia Especial, do Curso de Pós- Graduação Lato Sensu de Optometria Avançada da Universidade Braz Cubas. F.I.A.C.L.E International Association of Contact Lenses Educators. MBCLA British Contact Lens Association. MCLSA Contact Lens Society of America. MSLS. Scleral, MOAA Orthokeratology Academy of America

 

Referencia

Klaus S, Shvil Y, Mumcuoglu KY. Generalized infestation of a 3 1/2-year-old girl with the pubic louse. Pediatr Dermatol. 1994; 11: 26-28.

Varela JA, Otero L, Espinosa E, Sánchez C, Junquera ML, Vázquez F. Phthirus pubis in a sexually transmitted diseases unit: a study of 14 years. Sex. Transm. Dis. 2003; 30: 292-296.a b Lindane shampoo, USP, 1% prescribing information. Updated March 28, 2003

 

Área dos membros