PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE ORTOQUERATOLOGIA
Joan Perez
Joan Perez
optometria, lentes de contato, ortoqueratologia
  • Facebook ...
  • Twitter ...
  • LinkedIn ...

Conteúdo do artigo

ARTIGO.jpg

O que é Ortoqueratologia (orto-K)?

Também chamada ortoqueratologia, é um tratamento em que através da utilização de lentes de contato, especialmente concebidos para que durante o sono, controladamente, modifique a forma da córnea, reduzindo assim a graduação [erro refrativo].

Ao levantar pela manhã, as lentes são removidas e o paciente pode desfrutar de uma boa visão durante todo o dia, sem a necessidade de óculos ou lentes de contato.

 

Como atuam as lentes ortoqueratológicas?

Entre a lente de contato e a córnea sempre há uma fina película lacrimal, que é a força que gera a alteração da forma da córnea. A modelagem não é gerada porque a lente "espreme" a córnea. Esta não é danificado durante o tratamento.

 

Todos podem fazer ortoqueratología?

Hoje pode ser tratado alta miopia (mais de 10 dioptrias), astigmatismo e hipermetropia.

Existem fatores individuais como o diâmetro da pupila, a rigidez da córnea ou a capacidade de demonstrar que o indivíduo usa lentes de contato que podem determinar a sua utilização.

Um exame completo previamente deve ser feito para verificar se ortoqueratologia é a técnica adequada para um paciente em particular.

 

O efeito de ortoqueratologia é permanente?

Não. Uma vez que a adaptação alcançar os melhores resultados, você deve continuar a usar as lentes de forma contínua. Há pacientes que precisam usá-los todas as noites, e outros a cada duas ou três noites.

Se deixar de dormir com as lentes, a córnea vai voltar a sua forma original e o paciente irá recuperar suas dioptrias iniciais.

 

A ortoqueratologia é uma técnica segura?

É muito seguro quando aplicado corretamente, tanto no que diz respeito à sua adaptação quanto gestão. Ao contrário de procedimentos cirúrgicos que são irreversíveis, [a ortoqueratologia] não sofre incisões de tecido da córnea ou pulverizações por laser.

Tal como acontece com todas as lentes de contato devem ser realizadas manipulação adequada e cuidados adequados para preservar a saúde dos olhos.

A utilização de materiais com alta permeabilidade contribui para o excelente nível de oxigénio para os tecidos oculares.

 

A ortoqueratologia pode ajudar no controle de miopia de crianças e adolescentes?

De acordo com estudos científicos recentes, ortoqueratologia é o tratamento de escolha hoje para controle da miopia e retardar a sua progressão em crianças. Isto significa que é um tratamento altamente recomendado em casos de miopia progressiva em crianças e adolescentes.

 

Devemos esperar a miopia estar estabilizada?

Não, muito pelo contrário!.

Sabe-se que quanto maior for o nível da miopia num adulto, maior o risco de doenças graves da retina. Portanto, é essencial para tentar evitar a todo o custo o desenvolvimento da miopia em crianças. Miopia nunca diminui, por isso o tentar por todos os meios o avanço.

Portanto, quanto mais cedo o tratamento ortoqueratológico é iniciado em crianças (5-6 anos) melhor prognóstico em termos de controlar a magnitude da miopia adulto.

 

Quanto tempo demora o processo de estabilização e para alcançar a visão funcional durante todo o dia?

Ele depende da formação inicial, mas depois de usar as lentes de quatro a sete noites consecutivas, na maioria dos casos, a visão estará correta ao longo do dia.

 

Quais são os riscos de usar lentes de contato durante a noite?

Estudos mostram que o uso de lentes de gás permeável durante a noite é mais segura do que a utilização de lentes macias convencionais o tempo todo.

O incômodo de lentes de contato variam de condições muito leves, como sensação de areia seca, a condições mais graves, como o aparecimento de vasos sanguíneos, erosões da córnea e úlceras.

É importante seguir exatamente as instruções do adaptador para evitar quaisquer complicações.

 

É desconfortável usar lentes de orto-k durante a noite?

É incrível como é confortável estas lentes. Muitos pacientes deixam de percebê-las apenas alguns minutos após colocá-as.

Durante o sono, os olhos estando fechados, as lentes são imperceptíveis.

 

Devo usar óculos ou lentes de contato também?

Depois de alcançar o nível desejado de visão que você não se necessita usar óculos ou lentes de contato regular. O uso de óculos de leitura (para a presbiopia) ou outro uso ocasional (talvez dirigir à noite) pode ser necessária.

Durante o período de ajustamento, se visão sem correção não se manter durante o dia, o paciente receberá habitualmente lentes de contato macias geralmente descartáveis ​​para manter uma visão correta.

 

Se o paciente decide usar óculos, lentes de contato normais ou submeter à cirurgia refrativa, no futuro, poderia ser restaurado visão para pré-tratamento de estado?

De fato. Basta simplesmente deixar de usar as lentes orto-k, e em alguns dias a graduação se recupera e o paciente pode voltar a usar outro sistema óptico para corregir sua ametropia.

Quanto tempo duram as lentes?

As lentes de contato devem ser renovadas anualmente, para garantir em todos os momentos que o efeito desejado é que a córnea está sempre em perfeitas condições.

 

Onde este tratamento realizado?

Orthokeratologia é uma especialidade da lente de contato avançada, de modo que o profissional envolvido, deve ter conhecimento específico sobre esta técnica, e, geralmente, uma creditação específica para adaptar essas lentes é necessária.

Além disso, é necessário ter equipamentos especializados, tais como topografia corneana, tanto para a concepção de lentes de contato, como para ir monitorando em cada momento as mudanças que ocorrem na superfície da córnea.



Joan Perez,

Dedicado a la Óptica y la Optometría desde a formação em 1992. Participante da criação da Academia Europea de Ortoqueratología (EurOk), atualmente Vice-Presidente; Membro da Junta Directiva de la Academia Internacional de Ortoqueratología (IAO).Web: http://www.joanperezcorral.blogspot.com.es/2014/11/dudas-habituales-sobre-la.html?m=1.


 

Área dos membros