COMO AVALIAR O RAIO DE CURVATURA CORNEAL E AS DIFERENTES CONDIÇÕES GENETICAS.
Prof. Sergey Cusato Jr Boptm MSPS,FIACLE,FIBTPLC,O
Instituto Brasileiro de Treinamento e Pesquisa em Lentes de Contato.
optometria, lentes de contato, cornea, ceratocone
  • Facebook ...
  • Twitter ...
  • LinkedIn ...

Conteúdo do artigo

Nos dias de hoje em nossa avaliação para adaptar lentes de contato o maior problema é visualizar alterações de quarta ordem e distúrbios, aberrações. Dependendo da etiologia os pacientes podem ter algumas alterações importantes na córnea geneticamente.

Enfermidades inflamatórias de tipo alérgicas podem levar a alteração na curvatura de córnea dando como resultado uma diferença de 3,00 dioptrias.

Megalocornea

Define-se um paciente com uma megalocornea quando o Diâmetro Horizontal de Iris Visível ultrapassa 13 mm e normalmente é bilateral e simétrico. Isso se da a uma alteração genética no cromossomo X e geralmente em sexo masculino.

Clinicamente esse tipo de córnea tem um tamanho grande e normalmente transparente podendo variar a curvatura sendo de maior magnitude. As características histológicas são visíveis quando se pesquisa a densidade das células correlacionadas ao coeficiente de variação (CV) tende a ter uma pequena alteração, mas normalmente dentro dos padrões de normalidade. Podem ocorrer alguns fenômenos específicos, mas sempre relacionados à alteração sistêmica de segunda e quarta ordem. A avaliação precisa e um preventivo exato pode antecipar danos por patologias conhecidas com Buftalmos, Glaucoma Congênito que se caracterizam pela estrias estromais posteriores, epifora e blefaroespasmo.

A megalocornea pode causar Estiramento das zonulas, com iridodonesis, facodonesis e ectopia do cristalino.

Na Iris também pode se manifestar hipoplásia do estroma efeitos da transluminação com o aumento subseqüente da pigmentação da malha trabecular.

Por isso não podemos apenas fazer uma simples ceratometria e testes específicos, sem entender que tipo de córnea está sendo avaliada.

 

Área dos membros